HISTÓRIA
Pouco se conhece da história do Palácio da Quinta de Vila Formosa, que terá sido construído na segunda metade do século XVIII. À semelhança de outros palácios da zona oriental de Lisboa, era um local de veraneio, nos arrabaldes da cidade, onde se procurava bons ares, numa paisagem bucólica.
Localizado numa zona que se caracterizava por quintas e hortas que abasteciam a cidade de verduras e frutos, foi José Domingos Barreiros, industrial e produtor de vinho
e azeite, o seu último proprietário.
As origens do Externato Marcelino Champagnat remontam a 29 de março de 1933, quando, por despacho do Ministério da Instrução Pública, foi concedido o Alvará n.º 84
à Escola Nacional, então situada na Rua Alves Correia, n.º10, em Lisboa. A Quinta e o Palácio de Vila Formosa foram adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa em 1948 para
o “Aeroporto e sua zona de proteção”. Em 1949 foi autorizada a mudança daquela Escola para este espaço.
A 5 de setembro de 1950, é celebrado, nos Paços do Concelho, o contrato de arrendamento do palácio e terrenos anexos, com a Congregação dos Irmãos Maristas. Assim, nasceu o primeiro estabelecimento de ensino da Congregação dos Irmãos Maristas em Portugal com a designação “Colégio Champagnat – Internato”, adotando o nome
do fundador daquela Congregação, Marcelino Champagnat.
Em 1969, o alvará do Externato foi vendido a uma sociedade civil que continuou a direção do Externato Champagnat, até ao presente, embora com alterações na constituição da sociedade e projeto educativo, tornando- se numa Escola laica.
O Palácio de Vila Formosa mantém os seus edifícios originais, tendo sofrido remodelações que procuram dar resposta às funcionalidades e crescimento da Escola.
Os terrenos da quinta foram sendo reduzidos, dando origem a novas acessibilidades e funcionalidades.
Atualmente, a Escola tem um vasto jardim, um olival, uma horta pedagógica, parque infantil, campos desportivos exteriores e zonas de lazer. As características
das instalações do Externato Champagnat, uma quinta do século XVIII em plena cidade, são únicas, envolvendo os alunos num ambiente natural propício ao seu desenvolvimento integral.