APOIO PSICOPEDAGÓGICO
O Gabinete de Apoio Psicopedagógico trabalha sob as orientações da direção, articulando a sua atuação com a coordenação dos diferentes ciclos de ensino.
Funciona como uma estrutura de apoio, orientação e promoção do desenvolvimento, adaptação e sucesso escolar, proporcionando acompanhamento aos alunos com dificuldades
de desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar, adaptação, integração ou comportamento.
O Gabinete de Apoio Psicopedagógico desenvolve a sua ação no Externato, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
- O apoio psicopedagógico a alunos e professores,
- O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da Escola e entre esta e a comunidade,
- A orientação escolar e profissional.
As competências do Gabinete de Apoio Psicopedagógico são as seguintes:
- Prestar o apoio psicopedagógico necessário a alunos, docentes, técnicos, encarregados de educação e outros intervenientes no processo educativo e colaborar na conceção
de respostas educativas adequadas; - Colaborar com outros serviços, estruturas de orientação educativa da Escola e demais profissionais de educação, ao nível da organização e gestão curricular e educativa, no ajustamento
do processo ensino e aprendizagem dos alunos colaborando na definição de estratégias conducentes à promoção do sucesso escolar; - Proporcionar a realização de ações de sensibilização sobre as oportunidades escolares, profissionais e sociais tais como visitas de estudo, destinadas a alunos, pais ou encarregados
de educação e outros elementos de comunidade envolvente, por forma a apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nelas envolvidas, que determinarão as suas opções futuras; - Participar no processo de avaliação, decorrente de uma referenciação para a elegibilidade, ou não, de alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente;
- Elaborar, com a colaboração do professor titular de turma/diretor de turma, o relatório técnico-pedagógico;
- Colaborar nos planos de transição de ciclos, nomeadamente do pré-escolar para o 1.º ciclo e do 1.º para o 2.º ciclo;
- Aos técnicos de serviços de psicologia e orientação escolar e profissional, incumbe ainda o papel especial de colaborar na identificação e prevenção de situações problemáticas
de alunos e fenómenos de violência, na elaboração de planos de acompanhamento para esses alunos, envolvendo a comunidade educativa.
O Gabinete de Apoio Psicopedagógico trabalha sob as orientações da direção, articulando a sua atuação com a coordenação dos diferentes ciclos de ensino.
Funciona como uma estrutura de apoio, orientação e promoção do desenvolvimento, adaptação e sucesso escolar, proporcionando acompanhamento aos alunos com dificuldades
de desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar, adaptação, integração ou comportamento.
O Gabinete de Apoio Psicopedagógico desenvolve a sua ação no Externato, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
O Gabinete de Apoio Psicopedagógico desenvolve a sua ação no Externato, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
- O apoio psicopedagógico a alunos
e professores, - O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da Escola
e entre esta e a comunidade, - A orientação escolar e profissional.
- Prestar o apoio psicopedagógico necessário a alunos, docentes, técnicos, encarregados de educação e outros intervenientes no processo educativo e colaborar na conceção de respostas educativas adequadas;
- Colaborar com outros serviços, estruturas de orientação educativa da Escola e demais profissionais de educação, ao nível da organização e gestão curricular e educativa, no ajustamento
do processo ensino
e aprendizagem dos alunos colaborando na definição de estratégias conducentes à promoção do sucesso escolar; - Proporcionar a realização de ações de sensibilização sobre as oportunidades escolares, profissionais e sociais tais como visitas de estudo, destinadas a alunos,
pais ou encarregados de educação e outros elementos de comunidade envolvente, por forma a apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nelas envolvidas, que determinarão as suas opções futuras; - Participar no processo de avaliação, decorrente de uma referenciação
para a elegibilidade, ou não, de alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente; - Elaborar, com a colaboração do professor titular de turma/diretor de turma, o relatório técnico-pedagógico;
- Colaborar nos planos de transição de ciclos, nomeadamente do pré-escolar para o 1.º ciclo
e do 1.º para o 2.º ciclo; - Aos técnicos de serviços de psicologia
e orientação escolar e profissional, incumbe ainda o papel especial de colaborar na identificação e prevenção de situações problemáticas de alunos e fenómenos
de violência, na elaboração de planos de acompanhamento para esses alunos, envolvendo a comunidade educativa.