Saudades de Lisboa… Como não sentir, mesmo em Lisboa, saudades de Lisboa?”

David Mourão Ferreira

“É possível fazer avançar as cidades amando os seus valores…”

Manuel Graça Dias

O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi definido pelas Nações Unidas e sua agência para educação, Unesco. O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar como um impacta diretamente o alcance do outro.
Dos diversos objetivos apresentados, o Externato Champagnat elegeu o décimo primeiro, Cidades e Comunidades Sustentáveis por ser transversal a todos os outros. Nesse sentido, propomos o tema “Sonhar, construir viver o Futuro”.
O ato de sonhar permite-nos idealizar espaços, relações e vivências. Antes de construir é importante identificar e desconstruir ideias pré-concebidas. Pretendemos, deste modo, conduzir os alunos enquanto cidadãos ativos num processo de consciencialização sobre a cidade de Lisboa, as suas características, valências e potencialidades.
Contudo, sonhar não basta. É importante que os nossos alunos, de forma sustentável, sejam cidadãos interventivos e inclusivos na construção deste organismo complexo que é a cidade, em constante mutação.
Só assim podemos perspetivar e garantir uma vivência saudável, equilibrada e possível tornando a cidade um espaço acolhedor de todos para todos. Externato Champagnat, na sua missão pedagógica, numa perspetiva humanista, inclusiva e enraizada nos princípios da autonomia e da flexibilidade curricular, pretende continuar a promover as diversas dimensões do Saber, reconhecendo a importância do vidro na sustentabilidade e no desenvolvimento do mundo.

Comprometemo-nos, desta forma, a contribuir para o crescimento das nossas crianças e jovens enquanto cidadãos ativos, com espírito criativo e crítico, estimulando assim a sua curiosidade intelectual.